segunda-feira, 30 de maio de 2011

muppets

tirei o sapato. o chão estava áspero. tornei a calçar. estava apertado. decidi flutuar. fiquei com medo da excessiva sensação de liberdade (afinal, esse privilégio de flutuar não é algo cotidiano, se reserva aos momentos entorpecidos, entorpecentes, aos sonhos - lúcidos).

cotidiano. falaria dele. outro poeta me antecedeu (todo dia ela faz tudo sempre igual). não eu não faço tudo igual, mas isso em nada me distingue da amélia de outro versador (amélia não tinha a menor vaidade, amélia é que era mulher de verdade).  linhas descontínuas, rumo desconhecido, insegurança.

onde está o que controla a minha vida? 
(faz favor de cortar esses cordéis, não sou nenhuma marionete). 
e apesar da metáfora velha e batida, devolve aí o leme do barco da minha vida!

signos, tarô, marxismo, deus, ogum, oxum, santos (no atacado ou no varejo), terapia, ‘luzes’ acesas. nada disso funciona (o meu refrigerador não funciona eu tentei tudo eu tentei de tudo não funciona não, não, não o meu, o meu o meu refrigerador não funciona). nessa lista, não funciona fogão, máquina de lavar roupa, wireless. a boa educação não funciona. o diálogo então? faz tempo que os ouvidos estão nas axilas.


no mercado mais cedo, encontrei um cardápio. achei engraçado, pois acreditava que cardápio era coisa de restaurante. decidi não questionar (no mais das vezes, pequenas polêmicas não valem o esforço).

heroína. dom maternal. paraíso.casamento. filhos (sim filhos. filho único é mimado. ao menos dois você tem que ter. de preferência um casal para equilibrar o mundo). diploma. mestrado. doutorado. livros (bons livros. não me venha com paulo coelho). discos. música (boa música). um bom emprego (professor da rede pública de educação? ganhando quanto mesmo? definitivamente este não é um bom emprego). esquerda. sempre de esquerda. muito a esquerda (trotskista, sectária, divisionista... ih! rachou).

tudo era tão óbvio, tão fast food. desliguei a televisão. parei de questionar. apaguei a luz e calcei as meias. sim as meias. quentes e confortáveis e além do mais não apertam. o chão parece mais leve, olha só posso até escorregar, quase flutuar.

as coisas parecem agora mais calmas.
pés quentes, café quente, cama quente.
filho dorme. casa dorme. você dorme.

no silêncio da madrugada as cordas são cortadas.
suicídio?



Um comentário: